Dicas

Endometriose

Data: 28/05/2018 | Categoria: Dicas

É uma doença inflamatória provocada por células do endométrio. Ocorre quando as células do endométrio, tecido que reveste a camada interna do útero, se implanta em outras áreas do corpo (Exemplo: ovários, trompas, intestino, etc…), provocando a formação de nódulos e aderências, além de sangramento e inflamações, podendo causar cólicas fortes nas pacientes acometidas.

Segundo a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10 a 15 % das mulheres em idade reprodutiva podem desenvolver a doença e 30% dessa população tem chances de ficar estéril e necessitarem de tratamento para engravidar.

O tratamento proposto inicialmente é feito através de pílulas combinadas, inibidores de aromatase, anti-inflamatórios e progestágeno, que além do resultado hormonal, possui efeitos anti-inflamatório importantes, além de que o seu uso pode diminuir o risco de câncer de ovário e de endométrio.

O tratamento cirúrgico deve levar em consideração principalmente os sintomas da paciente,a localização das lesões,o tamanho do endometrioma e o desejo de engravidar da paciente,tendo em vista que uma cirurgia de endometriose pode reduzir a função do ovário,diminuindo assim a possibilidade de gravidez espontânea desta paciente.
Contudo,cada caso cirúrgico de ve ser analisado individualmente para que não haja arrependimentos no futuro.

Faça sempre um acompanhamento médico!