Quero ser mãe

Idade materna e a gravidez

Data: 28/05/2018 | Categoria: Quero ser mãe

A incorporação da mulher ao mercado de trabalho, a maior importância do desenvolvimento de sua escolaridade e as novas técnicas de controle da fertilidade, são fatores que atualmente influenciam a tomada de decisão acerca do momento mais oportuno para a mulher tornar-se mãe. Por esse motivo hoje a mulher tende a adiar a gravidez e consequentemente passa por algumas dificuldades quando surge seu desejo de ficar grávida.

Ao contrário dos homens, que produzem espermatozóides durante toda a vida, a mulher já nasce com todos os óvulos “prontos” e esses, com o tempo, envelhecem e acabam, assim, diminuindo a taxa de fertilidade das mulheres, principalmente após os 37 anos de idade.Por isso ao decidir engravidar com uma idade mais avançada a mulher, muitas vezes, necessita buscar tratamentos com hormônios que estimulam a ovulação, ou procedimentos como a inseminação artificial e a técnica de fecundação in vitro (FIV) .

Além da diminuição da fertilidade, na gravidez tardia existe uma maior probabilidade de ter um filho com determinadas alterações genéticas, como a síndrome de Down.

Para ajudar a assegurar uma gravidez saudável, é essencial que as mulheres com idade mais avançada obtenham cuidados médicos pré-natais ,precoces e regulares, com início idealmente antes da concepção, assim podendo prever e minimizar os riscos existentes.